sábado, 6 de junho de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES - Episódio 1





CANDIDATURA, PROVA PRÁTICA, INVESTIDURA E INGRESSO NAS DUAS ESQUADRAS DE SERVIÇOS

VISITANTES ILUSTRES. Eu, de por mim, assim os tomo. Eram pilotos das barras de Lisboa e do Porto. Vinham os chefes das duas barras e mais alguns colegas. Homens tisnados e destemidos. Quantos perigos não afrontam! Quanto lhes devemos nós todos! Viram e gostaram. Que eles contem às tripulações e passageiros como nós aqui vivemos e que guiem para as nossas casas muita gente. ELES SÃO PILOTOS.
Estas foram as sábias palavras proferidas pelo saudoso e Santo Padre Américo quando da visita, que uma delegação de pilotos das barras do Douro/Leixões e Lisboa efectuou à Casa do Gaiato de Paço de Sousa no ano de 1948.
Requerimento ao piloto-mor da barra do Douro e porto artificial de Leixões e sua informação. «José Fernandes Amaro Júnior, solteiro de 27 anos de idade, filho de José Maria Fernandes Amaro e de Margarida da Cunha, natural da freguesia de São João da Foz do Douro, desejando exercer o lugar de piloto da barra dos portos do Douro e Leixões, necessita que V.Exa. se digne atestar em como o requerente tem acompanhado a actividade à mais de quatro anos e tem conhecimento preciso da referida barra. Pede deferimento. Porto, 24.07.1926. Segue-se a assinatura.
Informação. José Pinto de Almeida, piloto-mor da barra do Douro e porto artificial de Leixões, informa, que o requerente tem suficiente conhecimento da barra do Douro e do porto de Leixões, por já ter estado ao serviço da corporação e ser sabedor prático muito aplicado no serviço, além de bem comportado e por ser verdade passo a presente declaração, que assino. Porto, 26.07.1926. Segue-se a assinatura.»
A 11.10.1926, pelas 08h00, apresentaram-se vários candidatos às oito vagas do concurso para piloto da barra do Douro e porto artificial de Leixões, a fim de prestarem provas práticas e teóricas a bordo do NRP MANDOVI, 45m/429tb, canhoneira em serviço da fiscalização das pescas na costa norte, em alternância quinzenal com a gémea NRP ZAIRE, que estava amarrada às bóias do quadro dos vasos de guerra no lugar do Bicalho, Massarelos. O júri era constituído pelos seguintes elementos: Cten Ernesto Garcez de Lencastre, adjunto do Departamento Marítimo do Norte; 1ten Afonso José Vilela, adjunto da Capitania do porto de Leixões; 1ten auxiliar de manobra Isaac da Fonseca Reis, patrão-mor da capitania do porto do Porto; José Pinto de Almeida (Pantaleão), piloto-mor; Francisco Rodrigues Brandão, sota-piloto-mor e Alexandre Cardoso Meireles, cabo-piloto.

O piloto-praticante José Fernandes Amaro Júnior

Chegada a vez do candidato José Fernandes Amaro Júnior prestar a prova prática desde a bacia do porto de Leixões até ao rio Douro. Aquele candidato mandou suspender o ferro e aproar entre molhes em marcha devagar avante e assim foi até atingir mar aberto. O comandante do NRP MANDOVI, Cten Américo Deus Rodrigues Tomás, interpelou-o dizendo, que aquele vaso de guerra fora lançado à água no Arsenal de Marinha, não para andar devagar mas sim em toda força avante. Então o candidato, fez-lhe saber das suas razões porque ordenou aquela marcha e deixou seguir o navio na velocidade exigida pelo comandante, só abrandando no lugar do Ouro ou em locais onde aquela marcha pudesse originar perigo para as margens ou para outras embarcações e retomando o andamento apenas parou a máquina junto da Ribeira, a fim de efectuar a manobra de virar de proa a jusante, e assim terminou a sua prova, seguindo-se outro candidato.
O NRP MANDOVI foi construído em 1917, no antigo Arsenal de Marinha de Lisboa, como canhoneira e fora encomendado sendo ministro da Marinha, o Cmg Vítor Hugo de Azevedo Coutinho, tendo sido adaptado a navio-hidrográfico no Arsenal do Alfeite por volta de 1955, já nos últimos anos da sua vida.


Perfil da canhoneira NRP MANDOVI /autor desconhecido/.


Os candidatos aprovados a pilotos provisórios e principiando a trabalhar como pilotos praticantes, foram os seguintes: Manuel Pinto da Costa, Francisco Luíz Gonçalves, Francisco Piedade, Delfim Duarte, Joaquim Matias Alves, José Fernandes Amaro Júnior, Hermínio Gonçalves dos Reis, todos da Foz do Douro e Manuel Fernandes Vieira, natural de Ílhavo. Este último demitiu-se passados alguns anos. A partir de 11,12.1928 todos aqueles candidatos passaram a pilotos efectivos e em 01.1927 é admitido como piloto praticante José Fernandes Tato, natural de Esmoriz, que se reformou como piloto-mor no ano de 1965.
A 02.11.1926, o piloto-mor José Pinto de Almeida (Pantaleão) recebeu ordem do chefe do Departamento Marítimo do Norte, para que, no dia seguinte, os oito candidatos examinados e aprovados no concurso para piloto da barra, se apresentassem no seu gabinete, devidamente fardados, a fim de serem empossados naquele cargo.
No dia seguinte, pelas 13h00, os referidos candidatos foram investidos nas funções de pilotos da barra praticantes dos portos do Douro e Leixões, tendo o chefe do Departamento lido os regulamentos do piloto da barra e entregue a cada praticante a respectiva guia de despacho para ser apresentada ao piloto-mor. No final dirigiu-lhes palavras de felicitação e sorte no desempenho das novas funções, que de futuro iriam exercer. Acabada a solenidade, dirigiram-se para a paragem do carro eléctrico da linha 1, no lugar do Monchique e regressados à Cantareira foram entregar as respectivas guias ao piloto-mor, o qual lhes ordenou, que à hora do fecho da estação do Telégrafo, situada paredes meias com a capela farol e a casa da Alfândega, onde então na ala oeste se localizava a antiga estação de pilotos, ao pontal da Cantareira, lhes daria as ordens de serviço. À hora do encerramento do Telégrafo, não foi recebido qualquer telegrama comunicando a saída ou chegada de qualquer embarcação, nem tão pouco no dia seguinte.




A 5, manhã cedo, os oito praticantes apresentaram-se na Corporação e pelas 09h00, o piloto-mor chamou os pilotos efectivos, que estavam ao primeiro das respectivas escalas de serviço, a fim de distribuir os novos elementos pelas duas esquadras. Os praticantes Manuel Pinto da Costa, Francisco Luíz Gonçalves, Delfim Duarte e Manuel Fernandes Vieira ficaram integrados na esquadra de dentro ou de saídas e na esquadra de fora ou de entradas ficaram os seus colegas Francisco Piedade, Joaquim Matias Alves, José Fernandes Amaro Júnior e Hermínio Gonçalves dos Reis. As esquadras eram mudadas de quinze em quinze dias.
(Continua)
Rui Amaro

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES (Página de Apresentação)



Bandeiras relacionadas com a pilotagem


G (Golf) - Preciso de um piloto da barra.

Bandeira das extintas corporações de pilotos da barra de Portugal.

H (Hotel) - Tenho piloto da barra a bordo.


Lanço este Blogue, sob o título O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES, como homenagem aos antigos pilotos da barra e seu pessoal eventual ou assalariado, nomeadamente a meu saudoso pai, o piloto prático José Fernandes Amaro Júnior, 1926/57, que me legou uma série compilada de narrativas escritas e verbais, que aqui serão divulgadas, e que servirão de subsídios para a história da pilotagem do Douro e Leixões, particularmente da CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES não esquecendo aqueles desditosos pilotos e seus auxiliares que perderam a vida em serviço, fosse na barra ou na costa ou mesmo a bordo. A minha homenagem também é dirigida aos pilotos da barra possuidores de novas tecnologias de pilotagem portuária sempre em evolução, aos quais desde já saúdo.

Além da descrição dos episódios de muitos acidentes, naufrágios, manobras, cheias, procelas, etc., acrescentarei também aqueles presenciados por mim e também o historial das várias embarcações envolvidas.

RUI AMARO

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato, a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES, which will be very much appreciated.