segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 49

LUGRES À VELA LARGAM DO DOURO PARA A CAMPANHA DOS GRANDES BANCOS DE 1930



Lugres bacalhoeiros no lugar de Massareloa, rio Douro / foto de autor deconhecido - colecção F. Cabral, Porto /.


A 12.05.1930, pelas 18h15, saiu a barra do Douro o lugre de três mastros Português SILVA RIOS, piloto Manuel Francisco Vieira, e no dia 26, pelas 18h30, foi a vez do lugre de quatro mastros Português ADAMASTOR, piloto Joaquim Matias Alves.

Estes dois lugres, puros navios de velas, passaram a barra do Douro conduzidos pelo rebocador BURNAY 2º, cada um na sua vez, e aproveitando o vento fresco do quadrante Norte, que se fazia sentir, em pouco tempo as suas silhuetas desapareceram para lá da linha do horizonte, rumando aos Grandes Bancos da Terra Nova para mais uma campanha da dura faina da pesca do bacalhau.

SILVA RIOS – 40m/223tb; 17.10.1921 construído por Manuel F. Rodrigues, Caminha para Francisco Odorico Dantas Carneiro, Caminha; 1929 SILVA RIOS, Silva Rios Lda., Porto, reconstruído; 20.02.1930 SILVA RIOS, naufragou devido a incêndio no banco de St. Pierre, St. Pierre et Miquelon; posição 44.27N/ 50.14W, tendo toda a companha sido recolhida pelo lugre Francês CAPITAINE HUELLE, pelos próprios dóris de bordo.

ADAMASTOR – 50m/373tb; 1916 construído por Manuel F. Rodrigues, Vila do Conde, para a Empresa de Pesca e Navegação Portugal e América, Lda. Porto; 1935 SINFÃES, Companhia de Pesca Transatlântica., Lda. Porto; Historial subsequente desconhecido.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Blogue Navios e Navegadores; Plimsoll Ship data (LR).

(continua)

Rui Amaro

domingo, 31 de janeiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 48

O PAQUETE ALEMÃO “GENERAL ARTIGAS” ESCALA O PORTO DE LEIXÕES NA SUA PRIMEIRA VIAGEM AO BRASIL E RIO DA PRATA

GENERAL ARTIGAS


A 05.05.1930, pelas 14h00, demandou pela primeira vez o porto de Leixões, piloto Manuel Pinto da Costa, fundeando a dois ferros ao Sul, o paquete Alemão GENERAL ARTIGAS da Hamburg Amerika Linie, Hamburgo, representada pela firma W. Stuve & Cia. Procedia dos portos de Hamburgo e Vigo e escalas, e depois de meter alguma carga e embarcar passageiros, saiu ao fim da tarde, conduzido pelo piloto Júlio Pinto de Almeida, com destino aos principais portos do Brasil e Rio da Prata com escala pelos portos de Lisboa e Las Palmas.


WESTPHALIA


GENERAL ARTIGAS


GENERAL ARTIGAS – 150m/11,343tb/13 nós/ 802 passageiros; 19.01.1923 entregue pelo estaleiro Howaldstwerke, Kiel, como WESTPHALIA para o armador Hamburg Amerika Linie – HAPAG, Hamburgo, embora tivesse siso encomendado para receber o nome de AMMERLAND, e foi colocado na linha de Hamburgo/Nova Iorque; 21.05.1923 largou de Hamburgo para Nova Iorque na sua viagem inaugural; 1929 WESTPHALIA, transferido para a linha da América do Sul, costa Leste, tendo alterado o nome para GENERAL ARTIGAS; 01/05/1930 realiza a sua primeira viagem ao Brasil e Rio da Prata, saindo de Hamburgo para Bremen, Boulogne-Sur-Mer, Dover, Southampton, Corunha, Villagarcia, Vigo, Leixões, Lisboa, Funchal, Las Palmas, Pernambuco, Baía, Rio de Janeiro, Santos, São Francisco do Sul, Rio Grande do Sul, Montevideo e Buenos Aires; 1933 Iniciavam-se as mudanças políticas na Alemanha, que levariam à Segunda Guerra Mundial e a navegação comercial, que gerava grande percentagem de divisas à Alemanha, era controlada por um típico cartel. Era o que sucedia com as três importantes companhias Alemãs da linha da América do Sul, Hamburg Amerika Linie, Nortdeutscher Lloyd e Hamburg Sud; 1934 aquelas três companhias, de comum acordo e sob orientação sindical, reestruturaram os seus serviços através de um relançamento radical das respectivas frotas e assim a Hamburg Sud (Hamburg Sudamerikanische Dampfs. Ges., ou Comapanhia Hamburguesa, como era identificada em Portugal) como detentora da linha da América do Sul recebeu, a titulo de afretamento em 08.11.1934, juntamente com outros navios das suas duas concorrentes, o GENERAL ARTIGAS, contudo em 30/06/1936 foi adquirido, em definitivo, pela Hamburg Sud; 1939 com o início da guerra é retirado do serviço comercial; 10/04/1940 é colocado como unidade naval da “Kriegsmarine” em Kiel, como caserna para acomodação e apoio às tripulações da arma submarina do “Reich”; 25.07.1943 quando se encontrava no Kuhwarder hafen, Hamburgo, devido a um “raid” da Royal Air Force, foi atacado e atingido, tendo sido pasto das chamas pelo que sofreu graves danos e afundou-se; 1946 foi posto a flutuar e mais tarde desmantelado.

Navio gémeo: GENERAL SAN MARTIN, ex THURINGIA.


Fontes: José Fernandes Amaro Junior, Ships List, HAPAG, Hamburg Sud, Miramar Ship Index.

Imagens: Postais dos armadores HAPAG e HAMBURG SUD - colecção Rui Amaro

(Continua)

Rui Amaro