sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 192

O "RMS ORDUNA" - PAQUETE INGLÊS DA MALA REAL DO PACIFICO VEIO A LEIXÕES DESEMBARCAR PASSAGEIROS DESTINADOS A VIGO


 
Cartão postal da PSNCo.

A 22/07/1936, pelas 21h00, fundeou por fora do porto de Leixões, devido ao seu excessivo porte, o paquete Inglês ORDUNA, a fim de desembarcar 31 passageiros, o que deveria ter sido realizado no porto de Vigo, tendo sido impedidos de o fazer devido à situação de guerra civil, que se desenrolava em Espanha. Aquele paquete, que procedia de Liverpool, após o desembarque dos passageiros, suspendeu o ferro a 23, pelas 02h00, rumando a Valparaiso, escalando as ilhas Bermudas e o canal do Panamá.
O ORDUNA, 175m/15.507tb, 2 mastros, 1 chaminé, 3 hélices, 14 nós, 1.120 passageiros acomodados em três classes, foi construído pelo estaleiro Harland & Wolff, de Belfast, por encomenda da Pacific Steam Navigation Co. (Mala Real do Pacifico). Quando do assentamento da quilha foi-lhe dado o nome de ORMEDA, no entanto foi lançado ao mar em 02/10/1913 ostentando o nome de ORDUNA. Em 19/02/1914 iniciou a sua viagem inaugural a Valparaiso via Rio de Janeiro e Montevideu e em Outubro do mesmo ano foi fretado pela Cunard Line, Liverpool, para o seu serviço de Liverpool para Nova Iorque, contudo devido à situação de guerra, foi requisitado para o transporte de tropas. A 28/06/1915, a vinte milhas de Smalls, foi perseguido por um submarino Alemão, mas manobrou de maneira a evitar ser atingido pelo ataque. Doze dias mais tarde, a 09/07/1915 falhou um torpedo, quando navegava a 30 milhas a sul de Queenstown, Irlanda. Em Junho de 1918 afundou um submarino Alemão a tiro de metralhadora e em Dezembro do mesmo ano abalroou o vapor Inglês KONAKRY da Elder Dempster Lines, que submergiu ao largo de Galley Head, Irlanda. Em 31/12/1919 foi devolvido ao seu armador, retomando o tráfego Liverpool, Rio de Janeiro, Montevideu e Valparaiso em 01/04/1920. Em 28/05/1921 fretado pela Royal Mail Steam Packet Co. (Mala Real Inglesa), que o comprou em 1923, passou a ligar os portos de Hamburgo, Southampton e Nova Iorque. No Outono de 1922 voltou ao tráfego da costa leste da América do Sul. Reconstruído e convertidas as máquinas para queima de óleos pesados, além da sua capacidade de passageiros ter sido reduzida para 903, regressou à frota do seu primitivo armador. A 07/04/1927 foi colocado na rota de Liverpool para Valparaiso via Rio de Janeiro e Montevideu, linha regular do seu armador. Em 1930 foi transferido para linha Liverpool, Valparaiso via o canal do Panamá e assim permaneceu até 1940. Em Julho daquele ano saiu de Liverpool para Lisboa, a fim de repatriar cidadãos Franceses, após a queda da França e nessa viagem navegou, completamente iluminado durante a noite, sob salvo-conduto internacional. Em Fevereiro de 1941 foi requisitado pelo governo Britânico para o transporte de tropas. Após a libertação de Madagáscar, transportou o governador e o seu séquito, afecto ao governo Francês de Vichy, desde Tamatave até Durban e na sua viagem para Inglaterra levou 500 oficiais e praças da armada de França, que se foram juntar às forças militares da França livre. Quando da queda da Abissínia realizou o transporte da Divisão Oeste Africana de Berbera para Durban e mais tarde, várias viagens, transportou tropas Norte-americanas desde o porto de Oran para o de Nápoles, já na fase final da invasão da Itália. Em Agosto de 1945 foi navio-chefe das forças de invasão para reocupação da Malásia e após a rendição do Japão, transportou 1.700 prisioneiros de guerra de Rangoon para Liverpool e também transportou tropas para as Índias Orientais, Indochina e Japão e em Outubro de 1946 repatriou as últimas tropas Britânicas estacionadas nos territórios Franceses do norte de África. Completou a sua última tarefa de transporte de tropas, rumando de Liverpool para Singapura e regressou em Novembro de 1950. Após 10 anos consecutivos no transporte de tropas, sem grande espaço para reparações ou manutenções e com os seus 36 anos de vida encontrava-se num estado lastimoso para ser utilizado como navio de passageiros. Em 1951, após uma vida de intensa actividade, foi vendido para sucata, tendo chegado ao Dalmuir, Escócia, onde foi desmantelado.

Um dos gémeos RMS ORCOMA e ORBITA fundeado na bacia do porto de Leixões / colecção J. Modesto, Leixões /.


Entre 1904 e 1920 a Pacific Steam Navigation Co. (Mala Real do Pacifico), vindos de Liverpool, La Pallice, Corunha e Vigo, fazia escalar no porto de Leixões os seus paquetes ORCOMA e ORBITA no seu serviço de carga e passageiros para portos da costa leste e oeste da América do Sul via Estreito de Magalhães com escala por Lisboa, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Montevideo, Buenos Aires, Port Stanley, Punta Arenas, Coronel, Talcachuano e Valparaiso e Guayquil. Aqueles paquetes vinham comsignados aos agentes Kendall, Pinto Basto & Cia, Lda, hoje Pinto Basto Navegação SA.
O pai do autor do blogue chegou a possuir uma miniatura de parede do RMS ORBITA e um seu irmão, metalúrgico de profissão, emigrou para o Rio de Janeiro naquele mesmo vapor, embarcando no porto de Leixões.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior, The Ship's List - Ship Description, Sea Breezes e Lloyd's Register of Shipping.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 191

OS CINCO CONTRA-TORPEDEIROS DA CLASSE "NRP VOUGA" DEMANDARAM A BARRA DO DOURO
 
O NRP DOURO com os caracteres identificadores que usou antes da entrada de Portugal para a OTAN / Imprensa diária /.

Os cinco contra-torpedeiros da classe NRP VOUGA amarrados de braço dado em Massarelos

A 23/06/1936, pelas 15h00, vindos do Tejo, demandaram a barra do Douro os contra-torpedeiros NRP 's LIMA, DOURO, VOUGA, TEJO e DÃO, popularmente conhecidos pelos "Galgos do Mar", que vieream de visita por ocasião das festas da cidade, o São João do Porto, e para a cerimónia de entrega da bandeira nacional oferecida por uma comissão de senhoras desta cidade ao NRP DOURO, marcando presença naquela cerimónia o ministro da Marinha.
Acontecimento pouco vulgar, tanto no histórico da flotilha de contra-torpedeiros da classe NRP VOUGA, como no porto comercial do Douro, em que toda a flotilha constituída pelos cinco contra-torpedeiros estiveram surtos no rio Douro. De inicio aquelas unidades navais de cerca de 100m ff , estiveram amarrados em fila indiana, mas a 24, dia de São João do Porto, foram posicionados de braço dado, para que se realizasse um baile promovido pela dita comissão de senhoras. A 01/07 cruzaram a barra com destino ao porto de Setúbal, após terem sido franqueados a um enorme número de visitantes durante a sua permanência no quadro dos navios de guerra, em Massarelos.
Segundo relato da Revista da Armada num dos seus números, sobre esta classe de navios, foi esta a única ocasião em que toda a flotilha se encontrou reunida fora das instalações da Base Naval de Lisboa, e em que cidade do Porto teve o maior número de navios de guerra, particularmente de algum porte ancorados no seu porto.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.