sábado, 5 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 221


VAPOR HOLANDÊS "BERNISSE" NO PORTO DO DOURO

A 13/12/1939, já no inicio do conflito, que se iria alastrar por todo o mundo, e que já começava a fazer cicatrizes na navegação marítima, demandava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, o vapor Holandês BERNISSE, em 15 pés de água, procedente de Roterdão e Anvers, com carga diversa, e consignado aos agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's", a casa Garland, Laidley & Co., Ltd, da praça do Porto. O BERNISSE foi amarrar no lugar do quadro da Alfandega.


BERNISSE – imo 5603884/ 72m/ 951tb/ 10kn; 04/1915 entregue pelo estaleiro Maatschappij Fijenoord N.V., Roterdão, a P. A. van Es & Co., Roterdão; 23/05/1917 o BERNISSE em viagem de Rufisque para Roterdão foi obrigado a parar a 16 milhas náuticas de Nouh Head Ilhas Orkney pelo submarino U-87. O afundamento foi gorado, tendo sido rebocado para o porto mais próximo; 06/11/1918 o BERNISSE, em viagem de Sundsvall para Rotterdam embateu numa mina e afundou-se ao largo da ilha Oland, Báltico. Posto a flutuar e reparado voltou ao serviço; 15/04/1940, o BERNISSE enquanto sob controlo Nazi, foi sabotado e afundado pela própria tripulação de presa Alemã, já perto do porto de Narvik, no meio de um severo raid da RAF áquele porto Norueguês, também ocupado pelas forças invasoras Germãnicas.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Wreck Site.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 220



NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "ALGARVE"


 
 O ALGARVE atracado na doca nº 1, lado Sul, do porto de Leixões em 1950 / F. Cabral, Porto /.
 
A 29/11/1939 deixava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, com destino a Anvers e Roterdão o navio-motor Holandês ALGARVE, transportando carga diversa, e que veio agenciado à firma Garland, Laidley & Co. Ltd., como agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's", que apesar da situação de guerra, persistia naquele tráfego, que continuou no pós guerra, pois o ALGARVE foi o segundo navio estrangeiro no pós-guerra a demandar a barra do Douro em 1946, sendo o primeiro, o navio-motor SAN ANTONIO, um velho lugre-motor convertido em navio-motor, pertença do mesmo armador.Curiosamente coube ao piloto José Fernandes Amaro Júnior a entrada daqueles dois navios.
ALGARVE – imo 5502035/ 51,54m/ 472tb/ 9 nós; 17/05/1939 entregue por NV Boele, Bolnes, a NV Hammerstein's Reederijbedrijf, Roterdão, parte da 2ª guerra mundial esteve sob o controlo do Ministério da Guerra e dos Transportes (MoWT), Londres, gerido pelo armador John Kelly, tendo participado em várias operações de guerra na costa de França; 1945 foi devolvido ao seu armador Holandês; 1953 ALGARVE, NV Rotterdamsche Kustvaart Centrale/Rotterdamsche Kolen Centrale, Roterdão; 1959 ANTONIOS II, Stavros Daifas & Co., Lavrion, Grécia; 1963 ANTONIOS, N. Diakos & C. Koutouvalis, Lavrion, Grécia; 23/08/1964 naufragou ao largo de Santorin, Grécia.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro 

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

terça-feira, 1 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 219


O VAPOR FRANCÊS "CAMBRONNE", QUE DESDE ALGUM TEMPO SE ENCONTRAVA A AGUARDAR ORDENS NO RIO DOURO DEVIDO Á EXPECTATIVA DE GUERRA NA EUROPA, LARGOU COM RUMO NÃO DIVULGADO


A 16/09/1939 deixava a sua amarração no lugar do cais do Cavaco, margem esquerda do rio Douro, onde se encontrava a aguardar ordens, devido à expectativa de situação de guerra na Europa, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, o vapor Francês CAMBRONNE, que após a saída da barra tomou rumo não divulgado.
CAMBRONNE – Tipo Standard "C"/ imo 5604508/ 106m/ 3.059tb/ 10nós; 30/04/1919 lançado à agua pelo estaleiro Greenock & Grangemouth Dockyard, Grangemouth, como WAR HORIZON ao Shipping Controller, Governo Britânico, Londres, como esforço de guerra, contudo entregue a 06/1919 como CAMBRONNE à Compagnie Nantaise des Chargeurs de l'Ouest, Nantes; 1937 CAMBRONNE, Compagnie Generale Transatlantique, Nantes; 1939 CAMBRONNE, Compagnie Generale d'Armement Maritime, Nantes; 1940 CAMBRONNE, confiscado em Bordéus pelas forças invasoras Nazis, ficando sob gestão da Dampfs. Reed. Hugo Ferdinand, Rostock; 11/03/1945 bombardeado e afundado enquanto em Hamburgo recebia fabricos em doca seca; 1950 posto a reflutuar; 1951 demolido em Hamburgo.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, War Standard Ships.

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 219


NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "HAVIK"

A 25/04/1939 demandava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, pela primeira o navio-motor Holandês HAVIK com carga diversa procedente do Norte da Europa
HAVIK – navio-motor costeiro Holandês, imo 5527208/ 52m/ 474tb/ 9nós; 03/1938 entregue por Scheepswerven Gebr. V Diepen NV, Waterhuizen, for J. van der Laan, Groningen, gestores. J. J. Onnes; 18/10/1940 confiscado pelas forces Alemãs ocupantes do Paises-Baixos e convertido num caça-minas, armado com artilharia área defensiva, pelo estaleiro ADM, Amesterdão, tendo sido denominado NS-6 e entrou em comissão de serviço em 04/12/1940baseado em Stavanger; 01/08/1941 rebaptizado de SPERREBRECHER 146 baseado em França; 04/04/1944 afundado por raid aéreo Aliado, em Paulliac, Rio Gironde, França; 1945 posto a reflutuar e reparado foi entregue ao seu primitivo armador e mais uma vez denominado HAVIK; 1949/1950 ENSEIGNE YVES BIGNON, Le Grand Bros., Bordéus; 11/1950 HOLLANDRECHT, NV. Stoomvaart Mij DE MAAS, gestores Phs. van Ommeren NV; 1952 PAUL M, Metcalf Motor Coasters, Ltd, Londres; 1955 chegava a Grays para demolição.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior e Van Ommeren Shipping

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

domingo, 29 de abril de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 218


LUGRE ESCUNA DE MOTOR AUXILIAR INGLÊS DA TERRA NOVA "CHESLEY R"

A 19/07/1939 largava da barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, o lugre escuna de motor auxiliar de três mastros CHESLEY R, que arvorava a bandeira Inglesa, mas registado no porto de St. John's, NF (Terra Nova) que há dias havia demandado a barra com um carregamento de bacalhau frescal, produto das suas capturas nos Grandes Bancos da Terra Nova, rumando de seguida a um porto do Sul de Espanha, a fim de ir carregar sal para aquela colónia Britânica.
CHESLEY R - Número oficial 155805/ 35m/ 123tb; 1905 entregue por J. R. Andresen, Svendborg, a K. Tibbo & M. F. Forward, gestores C. Forward, St. John's, NF, como MAAGEN, registo Dinamarquês; 1930 hasteou bandeira Inglesa, tomando o nome de CHESLEY R, e registado naquele porto da Terra Nova, à altura colónia Britanica; 03/07/1942 encalhou em Mistaken Point, perto do Cabo Race e tornou-se perda total construtiva.


Fonte: José Fernandes Amaro Júnior e Internet

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.