segunda-feira, 7 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 224


O NAVIO-MOTOR PORTUGUÊS "TAGUS" DEMANDA A BARRA DO DOURO PELA PRIMEIRA VEZ



A 21/05/1939, procedente de Lisboa demadava a barra do Douro pela primeira vez o navio-motor Português TAGUS, que veio substituir o Vapor IBO, entretanto vendido, transportando carga vinda de Moçambique e Angola nos navios de linha do seu armador, nomeadamente açucar, e baldeada em Lisboa. O TAGUS foi conduzido pelo piloto Manuel Pereira Franco,  que o foi amarrar à margem do lugar do cais da Ribeira.  
TAGUS – Imo 1165704/ 68,37m/ 1.107tb/ 10 nós; 04/1938 entregue por A. Vuijk & Zonen, Capelle a/d Ijssell, como THIXENDALE a Atkinson & Prickett, Ltd., Hull; 19/05/1939 TAGUS, Companhia Nacional de Navegação, Lisboa, tendo sido empregue no tráfego "feeder" costeiro de Portugal e do território de Moçambique; 10/03/1963 TAGUS, naufragou por encalhe seguido de explosão e incêndio a 15 mn a norte de Inhambane, Moçambique, pelo que foi considerado perda total constructiva, tendo havido três vítimas. Gémeo navio-motor Inglês COXWOLD construído pelo estaleiro Goole Shipbuilding & Co., Ltd, Goole, para o mesmo armador do THIXENDALE. Nos primeiros anos do pós-guerra, o COXWOLD foi um visitante regular aos portos de Lisboa e Douro/Leixões, no tráfego com os portos de Middlesborough e Hull.


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index e Gooleships.
Imagem: Autor desconhecido.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

domingo, 6 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 223


O NAVIO-MOTOR PORTUGUÊS "AFRICA OCIDENTAL" NA BARRA DO DOURO
 


 A 06/04/1939, procedente de Anvers, entrava na barra do Douro pela sua primeira vez, o navio-motor Português AFRICA OCIDENTAL, então recentemente construído e empregue no tráfego do Norte da Europa alternado com o de Cabo Verde e Guiné, transportando carga geral, na sua maioria ferro, conduzido pelo piloto Herminio Gonçalves Reis, que o foi amarrar no lugar do cais do Monchique, local usual de amarração dos navios da Sociedade Geral.
AFRICA OCIDENTAL – imo 5004063/ 71,3m/ 1.265,9m/ 11 nós; 13/01/1939 entregue pela Companhia União Fabril (estaleiro da Rocha - AGPL), Lisboa, à Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes, Lisboa, para o seu tráfego de Cabo Verde e Guiné. Alguns anos mais tarde foi transferido para o tráfego "tramping" e o de Norte da Europa; 1971 ZOE, G. Notaras & Co., Pireu; 17/02/1979 chegava a Gadani Beach para demolição.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
Imagem: autor desconhecido.

 ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 222


O DESVENTURADO NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "CELEBES" NA BARRA DO DOURO


A 09/01/1940 estava à barra do Douro o navio-motor Holandês CELEBES, tipo "schuyter" muito utilizado entre a década de 20 do século passado até aparecimento dos navios costeiros rio-mar "box-shape" na década de 70, tomado o piloto José Fernandes Amaro Júnior, demandou a barra em 12 pés de água, indo amarrar no lugar do cais do Monchique.
O CELEBES procedia de Roterdão e Anvers, com carga diversa, e consignado aos agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's", a casa Garland, Laidley & Co., Ltd, da praça do Porto.


CELEBES - imo 5614681/ 50m/ 453tb/ 9 nós; 09/1937 entregue por E. J. Smit & Zoon Scheepswerven NV, Westerbroek, a Roelof Jan Kajuiter, Groningen; 1940 visto a ameaça da invasão Germanica sobre os Países-Baixos, o CELEBES escapou-se para a Inglaterra, como tantos outro navios Holandeses e Belgas, e ficou registado no Netherlands Shipping & Trading Committee, Londres, ficando sob gestão do armador John Kelly, Ltd, Londres; 30/03/1941 saido de Liverpool para Falmouth, deixou de comunicar com terra, pelo que desventuradamente foi dado como desaparecido, possivelmente afundado por um qualquer submarino Alemão.
Fontes; José Fernandes Amaro Júnior; Wrecksite, Miramar Ship Index.

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.