segunda-feira, 11 de junho de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 239


PILOTOS DA BARRA DO DOURO CONDECORADOS PELO INSTITUTO DE SOCORROS A NÁUFRAGOS

Trabalhos de extracção de areias para a construção civil no cabedelo da barra do Douro, 1949, vendo-se uma barca da areia do lugar da Cantareira, que se distingue ao fundo na margem direita, e no meio vê-se o navio-motor holandês APPINGEDAM, subindo o rio Douro  /Foto de autor desconhecido - Colecção de F. Cabral /.

A 06/04/1941 por proposta do Instituto de Socorros a Náufragos (I.S.N.), foram condecorados por ordem do Ministro da Marinha, com medalha de prata o sota-piloto-mor José Fernandes Tato e com medalha de cobre os pilotos Júlio Pinto de Carvalho, Joaquim Matias Alves, José Fernandes Amaro Júnior, Carlos de Sousa Lopes, Henrique Correia Hugo, Manuel Pereira da Silva e os motoristas Joaquim António da Fonseca e Eduardo Fernandes de Melo, porquanto no dia 23/09/1940, com o seu material flutuante e com risco da própria vida, esforçarem-se por salvar de morrer afogados três homens e quatro mulheres, que se encontravam a bordo duma barca da areia da Cantareira, a qual fora levada pela forte corrente da vazante, ficando em situação bastante crítica, já muito perto do cabeço da barra do Douro, e prestes a afundar-se.
As chamadas barcas da areia movidas a remos, serviam para o transporte de areia do cabedelo da barra do Douro para o depósito do concessionário no lugar da Cantareira, Foz do Douro, e as operações de descarga eram realizadas nas linguetas do meio e de leste.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

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ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated. 

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 238


O PILOTO JOSÉ FERNANDES AMARO JÚNIOR ESTREOU-SE NA DOCA Nº 1 DO PORTO DE LEIXÕES COM A SAIDA DO NAVIO-MOTOR "TAGUS" E COM A ATRACAÇÃO DO VAPOR "KASSOS"
  

 O navio-motor TAGUS na doca nº 1 do porto de Leixões, década de 50 / foto de F. Cabral, Porto /.

A 02/04/1941, pelas 17h00, o piloto José Fernandes Amaro Júnior estreou-se na doca nº 1, conduzindo de saída o navio-motor português TAGUS, 68m/1.077tb, o qual de seguida demandou o rio Douro em 16 pés de calado de água, indo amarrar no quadro da Alfândega, a dois ferros com ancorote dos pilotos pela popa e cabos passados para terra, a fim de descarregar para barcaças a sua carga de algodão e açúcar, baldeada em Lisboa dos navios d CNN da carreira de Angola e a 06/06, aquele piloto estando de quinzena em serviço à estação de pilotos de Leça da Palmeira, conduz de entrada o vapor Grego KASSOS, 135,6m/5.215tb, calando 26 pés de água, sendo o seu primeiro serviço de atracação na doca nº 1.
Aquele vapor, que fora lançado ao mar em Julho de 1939, estava fretado pelo governo da Suíça desde 12/10/1939 até 12/1947, a fim de fazer face às dificuldades de abastecimento do país, devido à situação de guerra, tendo também servido alguns países neutros como Portugal, fazia parte da frota do mesmo armador do vapor HADIOTIS encalhado no porto de Leixões desde 15/02/1941.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

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