sexta-feira, 28 de junho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 300

NAVIO-MOTOR ALEMÃO “MELILLA”


Navio-motor Alrmão MELILLA (3) / OPDR /.


A pouca distancia um dos outros mostram-se fundeados na margem de Gaia, junto à Avenida Diogo Leite, em 11/1953, da esquerda para a direita, os seguintes navios: Inglês DARINIAN, Inglês WOODLARK, Francês PONT AVEN e o Alemão MELILLA, e na Ribeira vê-se o rebocador MIRA da APDL. (gravura de O PRIMEIRO DE JANEIRO)

05/11/1953, cerca das 11h30, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, demandou a barra do Douro em 17 pés de calado, pela primeira vez o navio-motor Alemão MELILLA, procedente de Hamburgo, seu porto de registo, com carga diversa, consignado aos agentes Burmester & Cª, Lda, da praça do Porto, indo dar fundo a dois ferros, cabos estabelecidos para terra e ancorote dos pilotos ao lançante pelo noroeste, no lugar do Sandeman. Nesse mesmo dia entrou o navio-motor Francês PONT AVEN, imo 5381843/ 83m/ 1.320tb, que por falta de ancoradouro foi prolongar-se com o MELILLA.
MELILLA - imo 5231642/ 93,9m/ 1.706tb/ 14nós/ 12 passageiros; 11/11/1952 entregue pelo estaleiroLubecker Maschinenbau Ges. Lubeck, à Stettiner Dampfschiffs. Ges. D. J. F. Braeunlich KG, Lubeck, gestores. Oldenburg Portugiesische Dampfschiffs Rhederei, OPDR, Hamburg; 1971 MELILLA, Hercules Shipping Co., Ltd., Monrovia; 1973 MELILLA, Greek Sea Rover Shipping Co., SA, Piraeus; 1977 GIANNIS K, Greek Sea Rover Shipping Co., SA, Piraeus; 1979 GEORGIOS A, Sea Rover Shipping Co., SA, Piraeus; 1980 GEORGIOS A, Good Luck 1 Shipping Co, SA, Piraeus; 1981 desmantelado na Grécia.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; OPDR.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.