sexta-feira, 26 de julho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 305

CICLONE SOBRE A REGIÃO NORTE


O navio-motor Alemão FAUNA em operações comerciais no rio Douro, Oeste da Cábrea, década de 50 / autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto / .

Desde 20/11/1954 que prevalece uma invernia desenfreada, somente a 26/11, devido a um pequeno abrandamento do mau tempo, houve algum movimento na barra do Douro, com bastante dificuldade.
Entretanto, o mau tempo regressou, tendo nas capitanias do Douro e de Leixões sido içado o snal nº 5, anunciando um ciclone, pelo que às 09h00 seguiram para o rio alguns pilotos e respectivo material flutuante, a fim de tratarem de reforçar as amarrações dos navios surtos no porto comercial do Douro, que eram os seguintes: Inglês SEAMEW no lugar do Sandeman, Gaia; Inglês CARDRONA e o Alemão FAUNA no quadro da Alfandega; Portugueses SECIL, iates BATA NOVO e EDUARDO XISTO no lugar da Carbonifera, Gaia; Lugre CONDESTÁVEL por vante da Prancha do Frigorifico do Peixe, lugre ANA MARIA e AVIZ no quadro dos navios bacalhoeiros, Massarelos, navio-motor SENHORA DO MAR no lugar de Santo António do Vale da Piedade, Gaia, finalmente a vedeta NRP DOURADA no quadro dos vasos de Guerra, Bicalho, Massarelos.
Pelas 15h00 o ciclone desenvolveu-se com rajadas de vento de Sudoeste na ordem dos 115 km e muito mar. O tempo só melhorou a 01/12 mas a agitação marítima na barra não permitia qualquer movimento marítimo, o que só se realizou a 18/12.
Fontes: José Fernamdes Amaro Júnior.
(continua)
Rui Amaro  

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 304

O NAVIO-MOTOR HOLANDÊS “MERES-N” SAIU A BARRA COM O ESCURO DA NOITE


O MERES-N sobe o rio Douro diante do centro piscatório da Afurada em 15/08/1965  /Rui Amaro/.

Transcrição verbal do piloto José Fernandes Amaro Júnior, relacionada com o serviço de pilotagem de saída do navio-motor holandês MERES-N.
19/11/1954 – Cerca da 17h00 embarquei na lancha P5 na lingueta dos Pilotos, a fim de ir dar saída ao navio-motor Holandês MERES-N, que se encontrava amarrado no lugar das Escadas da Alfândega, e segundo o telegrama recebido pelo piloto-mor José Fernandes Tato, indicava que o navio estaria pronto a largar às 17h30. Chegado à amarração, reparei que o navio ainda se encontrava em operações de carga, pelo que indaguei do caixeiro de mar Domingos Rodrigues Brandão e do mestre estivador José Soares, da firma Garland, Laidley & Co., Ltd., agência consignatária do navio, do motivo da demora, tendo sido informado que ainda faltavam duas barcas, as quais ainda estavam a carregar no lugar da Cruz, margem de Gaia, caixas e pipas de vinho.
Em face da situação, preveni-os que a noite estava a chegar, e às tantas já não procedia à largada, com o escuro da noite, não que fosse impossível dar saida, mas não era permitida a navegação comercial no rio.
Entretanto as duas barcas foram chegando, e o pessoal de estiva apressou-se a carregar e estivar o vinho, já sob o escuro da noite, Vim a terra telefonar para o piloto-mor, e ele disse-me que dado a ondulação na barra estar calma, e o calado de 15 pés não criava poblemas, e que eu decidisse à minha maneira.
O mestre estivador e o caixeiro de mar, este bom conhecedor da pilotagem, porque durante muitos anos foi tripulante das embarcões dos pilotos, disseram-me para levar o navio para o meio do rio e desandà-lo proa abaixo, para adiantar a largada, que iam carregando, mesmo assim.
Às 18h45 o navio ficou pronto, e o pessoal de terra desembarcou, frente a Massarelos, e o MERES-N lá veio rio abaixo, tendo eu desembarcado para a lancha P-9 cerca da 19h15, evidentemente já de noite.
Relacionado com o MERES-N, ns década de 60, como caixeiro de mar, da Garland, Laidley & Co., Ltd, da rua Infante D. Henrique, 131, Porto, o autor do blogue prestou assistência no Douro/Leixões ao MERES-N, que era um dos quatro navios Holandeses, que serviam a Portugal Lijn, de Roterdão, que semanalmente escalavam aqueles dois portos Nortenhos, servindo Roterdão, Lisboa, Douro, Leixões, Vigo, Anvers, Dover e Roterdão.     
MERES-N – imo 5232622/ 66,24m/ 499tb; 31/12/1952 entregue por Gusto Smulders, Schiedam, a Van Nievelt, Goudriaan & Co’s, Roterdão; 1955 sofreu uma avaria no veio da hélice e teve de ser rebocado pelo navio.motor CONCEPCION, 69,39m/500tb, do mesmo armador, desde Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, Sul do Brasil, para Roterdão, a fim de receber reparações, tendo ambos os navios navegado uma distâmcia de 6.283mn em 54 dias a 4,77nós. Ambos os navios faziam a linha Roterdão/Assunción, Paraguay; 29/11/1966 LEBANESE STAR, Nav. Cot. D’Outremer, Beirute, Libano; 1975 ABADAN STAR, Habilullah & Co., Abadan, Irão, que lhe instalou um novo motor; 09/1980 ABADAN STAR, sofreu uma avaria grossa durante a Guerra Iraque/Irão, no Shatt-el-Arab; 1998 excluido do Lloyd’s Register of Shipping por dúvida de existência.
Visto subindo o rio Douro em 15/08/1965, diante do centro piscatório da Afurada, de onde eram alguns tripulantes.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior, VNG&Co’s, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 303

As duas antigas estações de Pilotos da Barra do Douro - Cantareira - Foz do Douro  /Rui Amaro/.


COMISSÃO ADMINISTRATIVA DA CORPRAÇÃO DE PILOTOS PARA O ANO DE 1953

05/01/1953 – Sob a presença do piloto-mor José Fernandes Tato, sotas-piloto Joel da Cunha Monteiro e Mário Francisco da Madalena e demais subalternos, foi eleita a nova comissão administrativa da corporação, para o ano de 1953, que ficou composta pelos seguintes elementos: Pilotos José Fernandes Amaro Júnior, na função claviculário, Francisco Soares de Melo, Aristides Pereira Ramalheira e Eduardo Fernandes Melo, que substituiu a anterior comissão composta pelos seguintes elementos: Pilotos Francisco Soares de Melo, Jaime Martins; Cristiano Melo Machado e Eduardo Fernandes Melo.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior.
(continua)
Rui Amaro