quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOU-RO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 321

O ULTIMO EMBARQUE DO PILOTO JOSÉ FERNANDES AMARO JÚNIOR

O DA CAPO manobrando para entrar na doca nº 1 do porto de Leixões

25/09/1959, pelas 15h00, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, realizava o seu último embarque, conduzindo de saída do rio Douro para Leixões, o navio-motor holandês DA CAPO, agenciado pela Casa Garland, Laidley, do Porto, o qual estava atracado ao cais de Gaia e foi acostar â Doca nº 1 – cais sul. O percurso foi feito desde a Cantareira até à entrada daquela doca sob denso nevoeiro, e nesse dia a névoa não clareou, razão porque o paquete inglês HILDEBRAND recusou a entrada em Leixões e foi encalhar na manhã seguinte, junto do cabo Raso, quando rumava ao porto de Lisboa, também sob névoa cerrada.
À data exercia a função de cabo-piloto interino, mas devido á falta de pilotos em tempo de férias e em dia de bastante movimento marítimo, o piloto-mor incumbiu-lhe aquele serviço.
Aliás já tinha feito a entrega da papelada para a aposentação antecipada, porque já sentia um certo cansaço ao saltar para os navios, sobretudo em dias de mar agitado, principalmente naqueles de maior tonelagem, que demandavam o porto de Leixões. A 01/10 iniciava o seu mês de férias, e a partir do último dia de férias, iria aguardar a inspecção médica e subsequentemente a ordem de aposentação.
DA CAPO – imo 5091652/ 61,9m/ 499tb/ 10nós; 08/12/1948 entregue por J. Pattje, Waterhuizen, a F. v/d Laan, Groningen, l/t chartered to VNG6co’s, Roterdão; 1963 DOLORES, Oldenburger & Braam, Delfzijl, l/t chartered to VNG6co’s, Roterdão; 01/1972 arrived Masnedo, Dinamarca, par desmantelamento.
Fontes: José Fernandes Amaro Junior, Miramar Ship Index.
Imagem: F. Cabral, Porto

Rui Amaro     

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOU-RO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 320

CUMPRIU-SE O ULTIMO DESEJO DE UM CAPITÃO DA MARINHA MERCANTE INGLESA COM O LANÇAMENTO DAS SUAS CINZAS NA BARRA DO DOURO – 19/07/1957


O TEXTO SERÁ OPORTUNAMENTE  POSTADO NESTE BLOGUE.